Responsive Ad Slot

As agendas dos países do BRICS discutidas em Goa, Índia

Postado por Redação em Lisboa

16/10/2016 10:13


Crédito:

Os presidentes representantes dos cinco países membros do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e Africa do Sul) estão reunidos desde ontem (15) em Goa, Índia, numa agenda com temas como o Novo Banco de Desenvolvimento e o  Arranjo Contingente de Reservas, a Guerra na Síria, a vontade de Índia e Brasil sejam membros permanentes Conselho de Segurança da ONU e a assinaturas de documentos referente a colaboração nas áreas de agricultura, meio ambiente e aduanas.

A 8 ª Cúpula BRICS programou como tema B Uilding R esponsive, I nclusive e C ollective S olutions.

Na Índia, os cinco presidentes representantes dos países usam trajes indianos.

brics_3

Foto reprodução

 

BRICS

O BRICS reúne os cinco principais de  economias emergentes, que compreendem 43% da população mundial, com 30% do PIB mundial e 17% de participação no comércio mundial.

O acrônimo Bric foi usado pela primeira vez em 2001 pelo Goldman Sachs em seu papel Economia Global, “O Mundo precisa de melhores BRICs Econômicas”, com base em análises econométricas projetando que as economias do Brasil, Rússia, Índia e China, individual e colectivamente ocupam muito maior espaço econômico e estaria entre as maiores economias do mundo nos próximos 50 anos ou mais.

brics_2

Brasil

Michel Temer tenta passar a imagem de que o Brasil segue por um caminho de crescimento nos próximos anos e que Brasil  “notou uma alta de confiança na recuperação econômica após o impeachment de Dilma Rousseff”, seguida das propostas de contenção de gastos públicos realizados pelo atual governo.

A comitiva é composta pelos ministros José Serra (Relações Exteriores), Blairo Maggi (Agricultura), Marcos Pereira (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Moreira Franco (Secretaria de Política de Parcerias e Investimentos), contará também com a presença da primeira dama Marcela Temer.