Responsive Ad Slot

Documentário sobre Guimarães Rosa durante a Alemanha nazista, exibido em Lisboa.

Postado por Redação

2/10/2016 8:26


Crédito: Foto divulgação.

De Lisboa.

O documentário “Outro Sertão”, que narra a estadia de João Guimarães Rosa na Alemanha nazista, será exibido pela Embaixada do Brasil em Lisboa no próximo dia 04 de outubro. O filme resgata a experiência do então vice-cônsul em Hamburgo entre 1938 e 1942.

Através de seus escritos, bem como de imagens de arquivo da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram e uma entrevista inédita com o próprio escritor, o documentário revela novos aspectos de sua biografia. Dividido em capítulos – a chegada, o amigo, o diário, o escritor, o diplomata, o alarme e a partida – o filme rastreia os quatro anos vividos por João Guimarães Rosa em Hamburgo.

Imagens, em grande parte feitos por amadores alheios à estética oficial da propaganda nazista, esboçam o cenário no qual ele viveu. Trechos de cartas, contos e anotações em off revelam suas impressões pessoais. Documentos inéditos (alemães e brasileiros) e testemunhos de judeus que fugiram para o Brasil por Hamburgo, bem como de amigos e críticos, recriam a experiência de João Guimarães Rosa na Alemanha.

Entre as principais fontes do filme está uma entrevista concedida a uma televisão alemã em 1962, que demonstra o quanto aquele período foi importante para a formação do escritor, que viria a se consagrar posteriormente com obras como Sagarana e Grande Sertão: Veredas, que pode ter sido influenciada pelo Fausto do escritor alemão Goethe.

A exibição no auditório da Embaixada do Brasil em Lisboa contará com a participação da diretora, roteirista e realizadora Adriana Jacobsen.

Trailer em português: https://vimeo.com/74856362

Fonte: Embaixada do Brasil em Lisboa – http://lisboa.itamaraty.gov.br

outro-sertao_adriana-jacobson_2